sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Origami Christmas Tree (Pine Tree) - Árvore de Natal




Quase NATAL....

A Árvore Generosa



A mais bela história de amor da natureza pelo homem."Era uma vez uma árvore que amava um menino."Todos os dias o menino subia o seu tronco, balançava-se nos seus ramos, comia as suas maçãs, descansava à sua sombra e a árvore sentia-se feliz.Mas o tempo passou.O menino cresceu...


Assim começa este comovedor livro de Shel Silverstein publicado pela primeira vez em 1964, que se tornou há muito um clássico da literatura infanto-juvenil mundial.Traduzido em mais de trinta línguas, é um dos livros que se pode afirmar que é para todas as idades.

Simplesmente maravilhoso!

sábado, 3 de dezembro de 2011

livro - Contos da Dona Terra



Integrado nos programas do Ano Internacional do Planeta Terra, por iniciativa da Comissão Nacional da UNESCO e com o apoio da Câmara Municipal de Cascais, foi publicado (edição planeta terra) o livro, "Contos da Dona Terra", dirigido aos mais jovens com o objectivo de os sensibilizar a assumirem comportamentos e boas práticas ambientais em defesa do Planeta Terra que no livro conta a sua história de vida e de património, através de dez contos de que são autores três académicos.







Maria Helena Henriques, doutorada em Paleontologia e licenciada em Jornalismo pela Universidade de Coimbra onde lecciona Paleontologia e Estratigrafia, desde 1983 no Departamento de Ciências da Terra da Faculdade de Ciências e Tecnologia;




Maria José de Sá Miranda Moreno, Licenciada em Farmácia, doutorada e agregada em Química Farmacêutica e Fitoquímica da Universidade de Coimbra, onde lecciona, desde 1981, no Departamento de Química Farmacêutica da Faculdade de Farmácia;




António Marcos Galopim de Carvalho, Jubilado pela Universidade de Lisboa, tendo leccionado no Departamento de Geologia da Faculdade de Ciências, foi Director do Museu de História Natural (1993-2003)





("O pior é o Homem", diz a Dona Terra. "É o hospede que mais dores de cabeça me dá", lamenta.




..."Foi quando descobriu os meus tesouros que este desatino começou", diz Dona terra com profunda trispeza.) pg 11 dos "Contos da Dona Dona Terra".

EXPOSIÇÃO "ERA UMA VEZ A TERRA..."

O PLANETA ESTÁ NAS NOSSAS MÃOS E NÓS TEMOS DE CUIDAR DELE.
Foi este o começo da nossa exposição na BIBLIOTECA para os alunos da nossa escola.


A TERRA é um Planeta antigo que vive no Sistema Solar.
A sua vizinha é a LUA, mas o vizinho preferido é o SOL,que aquece a TERRA, faz crescer as plantas e as flores.

A TERRA já teve mais animais e plantas como podemos constatar nos fosseis, como por exemplo, trilobites, as baratas atuais, mas que antigamente viviam no mar. Viveram 3oo milhões de anos, mas desapareceram tal como, os dinossauros.

A TERRA É UM PLANETA MUITO ATIVO.

Muda os oceanos para o lugar dos continentes e vice-versa e, por vezes, os organismos não se adaptam.

Quando está zangada explode- VULCÃO.

O HOMO-SAPIENS apareceu no planeta há cerca de 150 000 anos, mas nos últimos 2 séculos o HOMEM não teve muito cuidado com a nossa TERRA.


O HOMEM descobriu os seus tesouros, o CARVÃO, O PETRÓLEO... e muitos destes tesouros estão a esgotar-se.

O HOMEM vai ter que cuidar muito bem do planeta aproveitando a energia do SOL, do VENTO, da ÁGUA transformando-a em energia como a dos combustíveis.

O HOMEM tem que ter cuidado também com o ambiente, com a POLUIÇÃO, para que possamos viver neste planeta com mais SAÚDE e mais FELIZES.




ALGUNS DOCUMENTOS SOBRE A TEMÁTICA DO AMBIENTE E DO NOSSO PLANETA.



Alguns dos alunos na BIBLIOTECA a elaborarem um trabalho acerca da preservação da NOSSA FLORESTA.








FICOU MUITO BONITO!


Alguns trabalhos das turmas relacionados com estas temáticas.




PLANTAR ÁRVORES...








POUPAR PAPEL...





PROTEGER A FLORESTA...




Esta exposição apesar de já ter terminado na nossa escola, estas temáticas continuarão a ser abordadas devido ao PROJETO ECO-ESCOLAS.




O livro CONTOS DA DONA TERRA continuará a ser trabalhado pelas turmas.





" O Peixinho ARCO-IRIS"







O Peixinho do Arco-Íris é um best-seller internacional, já traduzido para mais de trinta línguas, e um clássico da moderna literatura infantil.
A atraente impressão, que dá brilho às escamas do peixinho, cativa as crianças instantaneamente.



É a mensagem universal desta história, sobre um lindo peixe que aprende a fazer amigos compartilhando com eles seus bens mais valiosos, que faz deste livro um grande sucesso entre o público infantil.



Conseguimos o filme e os alunos do 1º e 2º ano adoraram esta história encantadora.












Os alunos concluiram que é bom PARTILHAR E TER AMIGOS!